A escola possui um papel de suma importância para a sociedade, pois é em seus limites que diversos conhecimentos adquiridos pela humanidade são repassados para as novas gerações. Tal fato se faz presente no âmbito escolar, no entanto, observa-se que contradições como preconceito, reprodução dos modelos de superioridade e inferioridade das classes dominantes para com as classes dominadas, dentre outros, presentes nas mais variadas unidades escolares (SINGER, 1995).
Ainda de acordo com esse autor, a escola integra um conjunto de objetivos determinados pela sociedade e articula-se com eles contribuindo para os diferentes processos econômicos e políticos. Tais como desenvolvimento industrial, comercial e tecnológico para formação de uma sociedade consumista. Nesse sentido as disciplinas escolares se delineiam a partir de uma posição filosófica definida, mas é importante compreender as perspectivas das relações entre educação e sociedade
Bittencourt (2004) chama a atenção para a escola pública como espaço para atender aos interesses do capital, pois um grande número de alunos e alunas é educado através de mecanismos que atendem a lógica de mercado.
O grande propósito da educação seria proporcionar ao filho das classes trabalhadoras a consciência, portanto a motivação (além de instrumentos intelectuais), que lhe permita o engajamento em movimentos coletivos visando tornar a sociedade mais livre e igualitária. É óbvio que a educação escolar também deveria cumprir muitos outros propósitos, que poderiam ser resumidos na habilitação do indivíduo a se inserir de forma adequada na vida adulta: profissional, familiar, esportiva, artística, etc. A visão civil democrática da educação não vê (SINGER, 1995).
A citação acima explana alguns aspectos que a educação de forma geral deveria cumprir: Aumentar, reforçar e consolidar as possibilidades de todas as classes sociais, e por conseqüência classes estudantis, uma ascensão frente à sociedade. De fato se sabe que isso não ocorre na realidade.
Sendo componente obrigatória das grades curriculares de todo o Brasil, a História possui papel de grande importância para a vida discente, pois cabe a ela a análise, a compreensão e o possível aproveitamento dos fatos ocorridos através dos tempos. Vale ressaltar que os estudos são realizados de forma crítica e, na medida do possível, imparciais.
De acordo com Bittencourt (2004), a seleção dos conteúdos ministrados em História é uma das maiores dificuldades enfrentadas por professores da área. A dificuldade está entre à escolha de temas tradicionais ou temas voltados ao cotidiano do corpo discente.
1- Bittencourt, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. Cortez Editora, 2004.
2- SINGER, Paul. Poder, política e educação. Revista Brasileira de Educação, 1995.
Li a primeira frase achei interessante rsrs !
ResponderExcluirInterressante, tipo se aceitar pedidos, tem como mandar postar um artigo, com as principais idéias de Nietzsche?!
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