Orientação sexual é a atração sexual, afetiva e emocional por outra pessoa.
Antigamente, acreditava-se que todo ser humano deveria ser heterossexual e que a homossexualidade e a bissexualidade eram doenças. Em 1970, foram realizados inúmeros experimentos científicos para comprovar ou não a questão da homossexualidade e da heterossexualidade apontadas até então como doença. Através desses experimentos e ainda de estudos históricos ficou comprovado que a homossexualidade sempre existiu desde o início da humanidade.
Orientação sexual é o nome dado à atração sexual que um indivíduo sente por outro, independente do sexo que esse possui, podendo ser assexual quando não sente atração sexual por nenhum gênero (sexo feminino ou masculino), bissexual quando sente atração pelos dois gêneros, heterossexual quando sente atração somente pelo gênero oposto, homossexual quando sente atração por indivíduos do mesmo gênero e pansexual quando sente atração por diferentes gêneros (transexuais).
Apesar de inúmeras hipóteses e de milhares de estudos terem sido realizados com o intuito de descobrir a origem da homossexualidade, por exemplo, não se tem comprovação de como isso ocorre. A orientação sexual de indivíduos ainda é tema bastante polêmico, pois a maioria das pessoas associa o sexo somente à reprodução e esse motivo justificaria a relação heterossexual como sendo a correta. Em contrapartida, levando tal associação a ser estudada, pode-se concluir que essa é, no mínimo, contraditória, já que a maioria das relações sexuais entre pessoas do sexo oposto são protegidas com diversos meios contraceptivos com o intuito de impedir a reprodução.
É importante ressaltar que o texto não faz apologia a nenhum tipo de orientação sexual, mas sim à preservação dos direitos humanos e ao respeito às escolhas particulares de cada indivíduo.
Exercícios
Com base no debate realizado em sala de aula e no texto, responda:
1- Sexo é apenas um fator biológico?
2- O que é heterosexualismo? O que é homossexualismo?
3- O que é homofobia? Cite exemplos.
4- Atualmente as famílias estão sofrendo mudanças radicais, podemos citar como exemplos: as “inversões de papel” entre marido e mulher, a adoção de filhos por pais homossexuais e a condição da mulher (solteira) como chefe de família. Como essas mudanças afetam a vida da sociedade?
5- O que é preconceito étnico. Cite exemplos.